PROJETO: Conscientização Ecológica
1-Justificativa:
“A questão ambiental vem sendo considerada como um tema cada vez mais urgente e relevante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo o homem dos recursos naturais disponíveis”. (PCN.P15-Meio Ambiente).
Nessa perspectiva a Escola Municipal Getúlio Vargas elaborou seu projeto “ conscientização Ecológica” que tem como objetivo despertar nos alunos o interesse em contribuir para a preservação da natureza,e, que possa não apenas conhecer teoricamente esse assunto,mas transformar os conhecimentos em prática para que possa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de agir como agente ambientalista voluntário em prol do bem comum, senão a espécie humana corre o risco de sofrer graves conseqüências, além das que já estamos vivenciando. Para evitar que possíveis tragédias ocorram no planeta é preciso que cada um faça sua parte para a preservação dos recursos naturais.
2-Objetivo Geral:
Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir o meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
3-Objetivo Específicos: (Para professor e aluno)
· Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores.
· Proporcionar aos grupos sociais e aos indivíduos a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que têm por objetivo resolver problemas ambientais.
· Observar e analisar fatos e situações que causam danos a ecologia: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros.
· Atuar para que a educação ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade.
· Conhecer as técnicas de reaproveitamento dos alimentos.
· Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo.
4-Conteúdos Trabalhados
· Desmatamento / Reflorestamento;
· Lixo /Reciclagem;
· Reaproveitamento dos alimentos;
· Animais em extinção;
· Água; Hortas Caseiras;
· Valores.
5-Procedimentos
· Promover atividades que possam identificar o conhecimento já existente no currículo dos alunos. (conhecimento prévio)
· Pesquisas de campo.
· Análises dos resultados.
· Produção de textos e descrição de lugares visitados.
· Promoção de palestras envolvendo especialistas.
· Peça teatral.
· Jornal falado.
· Mural: Confecção de panfletos.
· Música.
· Produzir textos poéticos.
· Plantações de sementes ou mudas.
· Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.
· Observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação o meio ambiente e recolher algumas folhes pelo solo e outras diretamente das plantas.
· Observar plantas nativas e demarcar as mais antigas.
· Álbum com as folhas secas.
· Entrevista com pessoas moradores que vivem a mais tempo na comunidade.
· Debate sobre o reaproveitamento dos alimentos.
6-Recursos
· Lousa, giz, apagador, papel ofício, aparelho de som DVD, cola bastão, sementes, mudas, folhas, adubo orgânico, garrafa pet, microfone, regador, tela data show, tela de arame, papel metro, internet mídias de CD e DVD,etc. lápis de cor, hidrocor, t.n.t. (verde, vermelho e amarelo), cartolinas (cores variadas), fita adesiva, pinceis, barbante, pistolas pequenas e bastão, tinta guache e cola glíter, etc.
7-Recursos Humanos: Professores, pais alunos e comunidade.
8-Culminância: ( Apresentação)
· Peça teatral, exposição dos trabalhos dos alunos, jornal falado, mural (stand) Distribuição e demonstração de exemplos de alimentos reaproveitados, exposição de poesias, músicas etc.
A natureza agradece sua consciência ecológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário